terça-feira, 4 de outubro de 2016

Hoje vamos explanar um pouco sobre o que é blog, para que ele serve e como ele vem sendo utilizado nos ambientes educacionais.
Essa pesquisa foi feita exclusivamente pela internet, através de artigos acadêmicos e revistas eletrônicas.
blog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. Uma de suas características é a frequência de atualização, alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem). A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Guttierrez (2004) afirma que “o que distingue os weblogs das páginas e sítios que se costuma encontrar na rede é a facilidade com que podem ser criados, editados e publicados, sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados”. Dadas a essa informação e aos serviços gratuitos, os blogs tiveram um crescimento considerável. Quando surgiram os blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como "diários virtuais", on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas ideias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de ideias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los também. Os blogs tornaram-se o "endereço virtual" de muitas pessoas e empresas e perdeu o status inicial de "diário", tornando-se, além de tudo, fonte de obtenção de informações, ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, repórteres e professores. Além de publicar conteúdo pessoal, profissional, informativo e educativo, os blogs viraram também ferramenta de divulgação artística, possibilitando a publicação de material desenvolvido por artistas independentes como poetas, desenhistas, escritores e fotógrafos, antes impossibilitados de mostrar seu trabalho. A característica mais marcante da blogosfera é interação entre os diversos espaços. Em cada blog existe uma lista com link (ligação) para outros blogs "indicados" pelo autor ou pelo próprio blogger. Quando o blogger gera essa lista automaticamente, são utilizados diversos critérios para um blog aparecer na lista, alguns dos mais comuns são mostrar os blogs mais visitados ou os mais recentemente atualizados. Um dos serviços de blogs mais conhecidos da atualidade é o Blogger do Google (http://www.blogger.com/home).
Os blogs “são aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica Gutierrez (2003, P.12), “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”, completa. Moran (2007) enfatiza o uso do blog educacional afirmando que “quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental”. Para Gutierrez (2003, p.7) os blogs vêm consolidando-se como ambientes de construção cooperativa de conhecimento, num processo de construção livre e aberta, que promove o uso social da informação e do conhecimento como direito de todos. Eles “passaram de uma expressão unicamente individual para uma forma de publicação em co-autoria...” Essa construção pode modificar, acrescentar ou contribuir para uma nova estrutura de pensamento, ou para a consolidação dos novos papéis que devem ser assumidos pelos educadores e educandos, abrindo espaços para a pesquisa e para um olhar mais crítico sobre a questão em debate. Aprender implica desconstruir uma informação verificando as suas relações, seu contexto e significados, comparando, testando e produzindo sentido. (FREIRE, 1983). As tecnologias educacionais desenvolvem-se rapidamente. Cabe a cada educador apropriar-se das ferramentas disponíveis e utilizá-las de forma interativa e cooperativa, no intuito de proporcionar uma aprendizagem mais ativa. Kozikoski (2007) realça que blogs podem ser incorporados à prática pedagógica, porém a disponibilidade do uso da tecnologia, o preparo do professor para utilizar o recurso e o computador, e os objetivos a serem atingidos são elementos que devem ser ponderados.
Abaixo segue um pequeno vídeo que ensina a criar um blog de maneira fácil, simples e rápida.  

Sinta-se a vontade para deixar um comentário!

Um comentário: